Assessoria-Esportiva-MTeam

notícias

Vida após maratona

Corredores, de um modo geral, após concluírem a primeira maratona, objetivo de muita satisfação pessoal, esquecem da importância do treinamento que sucede, desconsiderando todo desgaste físico e mental  característicos de uma prova de longa distância. Embora tenha sido esta uma realização maravilhosa e indescritível, alguns cuidados essenciais após a prova, durante pelo menos 4 semanas, devem ser enfatizados e assim retomando de forma gradual e adequada ao volume de treino anterior.

.

Os efeitos de uma maratona no sistema músculo esquelético são evidentes considerando que os  músculos utilizados experimentam microtraumas, que normalmente ocorrem pela exigência de um esforço físico elevado de uma prova de endurance. Estes necessitam de um tempo de regeneração satisfatório e, portanto, retomar um programa pesado de treinamento irá, com certeza, atrasar toda e qualquer forma de recuperação muscular e tecidual. Mesmo que estes microtraumas sejam mínimos, ossos e tecidos conectivos estão em estado de vulnerabilidade após uma prova deste porte.

No intuito de se evitar uma possível lesão, o caminho mais prudente deve ser tomado. Alguns treinamentos enfatizam que corredores devam repousar por completo por uma semana ou mais e outras preconizam atividades de baixo impacto. Desta forma, o corpo poderá regenerar-se gradualmente na forma de descanso ativo e paralelamente manter o condicionamento cardiovascular. Acredito que o corredor deva estar muito atento a resposta do próprio corpo, ou seja, caso ainda esteja muitas dores musculares, faça um trabalho de caminhada ou  bicicleta ergométrica que permita soltar os músculos das pernas tão exigidos durante a prova.
Procure dar um enfoque especial ao alongamento com o objetivo de ajudar na recuperação de músculos e tendões e também amassagem que é uma forma eficaz de relaxamento.
Motivação e Desgaste Mental

Após uma maratona, corredores geralmente são acometidos por uma espécie de desânimo. Isto é decorrente em parte da conclusão de uma meta que demorou um certo tempo e exigiu um esforço fora dos padrões convencionais de saúde e bem estar. Dias após o evento, maratonistas experimentam uma sensação de “vazio” em suas vidas, considerada muito normal no meio esportivo. Esta desaparece quando o indivíduo se fortalece não só no seu estado físico, mas também mental, estabelecendo novos objetivos e seguindo estratégias que podem ajudá-lo na parte motivacional e no desgaste mental. Dentre estas, podemos citar

  • Correr por divertimento;
  • Realizar atividades físicas alternativas de baixo impacto;
  • Dedicar mais tempo aos familiares e amigos;
  • Participar de eventos sociais antes descartados por conta dos treinos;

[facebook]

Gostou desse post? Então compartilhe com os seus amigos!
Facebook
WhatsApp
VK
Twitter
Telegram
Email
Deixe o seu comentário
Posts Relacionados
Últimos Posts

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

AGENDE A SUA AULA EXPERIMENTAL