Assessoria-Esportiva-MTeam

notícias

Fartlek

Corredores, de um modo geral, realizam diversos tipos de treinamento e, na maioria das vezes, desconhecem o verdadeiro significado e propósito de muitos que os levam a uma melhoria do condicionamento físico e até mesmo mental. Esta melhoria pode ser entendida como simplesmente um “Jogo de corridas” que traduz o famoso e popular Fartlek. Este é considerado um método de treinamento intervalado sem controle fisiológico, ou seja, não há tomada da frequência cardíaca. A dosagem do esforço fica a critério do atleta e desta forma envolve muita autodisciplina, para que a sobrecarga aplicada seja adequada e atinja um nível de intensidade capaz de proporcionar uma adaptação do organismo. Deve haver uma alternância entre corridas rápidas e lentas, apresentando variações de ritmos (ênfase na soltura muscular), procurando sempre a superação de percurso com subidas, descidas, planos, trechos de areia, etc.

Fartlek

A grande vantagem do Fartlek é que, além de desenvolver uma grande resistência aeróbica e anaeróbica, o método paralelamente propicia liberdade ao atleta atuando como um importante fator psicológico, tornando-o bastante motivante. No entanto pode ser uma desvantagem, quando este último possuir uma personalidade imatura ou quando não tiver autodisciplina. Para que se tenha um bom entendimento deste método, apresento-lhes um exemplo de como um atleta ou praticante deve proceder :

Os primeiros 10 minutos são de corrida lenta servindo de aquecimento. Em seguida, sem interrupção da corrida, aumenta-se a intensidade, resultando num ritmo forte, que é mantido por uns 2 km. Completando esta distância, retornamos ao “jogging” para a recuperação do esforço. Após 10 min. de corrida lenta, iniciamos os estímulos de velocidade, constando de “piques” em distâncias entre 45 e 70 m, separados entre si por trotes suaves, até que a respiração se normalize. São realizadas também algumas corridas em subidas, de forte intensidade, em distâncias de 150m, com trechos de caminhada entre cada estímulo.

É simples observar a gama de opções no desenvolvimento de importantes qualidades físicas associada a aspectos psicológicos positivos que o Fartlek pode propocionar. Além disso, este último também é utilizado por vários treinadores como uma excelente forma de trabalho para ser colocado em um microciclo de treinamento, como “quebra de rotina”, mas sem perder de vista as valências físicas visadas.

Bom treino !

Márcia Moreira Ferreira

 

[facebook]

Gostou desse post? Então compartilhe com os seus amigos!
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on vk
VK
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Deixe o seu comentário
Posts Relacionados
Últimos Posts

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar