Assessoria-Esportiva-MTeam

notícias

Correr na chuva – prós e contras

O Corredor, de um modo geral, antes de sair de casa para executar sua rotina diária de treino, verifica as condições climáticas e, quando se depara com um tempo chuvoso, questionamentos aparecem. Será que vale realmente à pena correr na chuva? Será que meu treino será proveitoso? Na condição de treinadora e também corredora, pude perceber ao longo desses anos, que correr na chuva pode se transformar em um treino bastante produtivo.

No entanto, devemos estar cientes das vantagens e desvantagens de tal treinamento tomando os devidos cuidados e, principalmente, agindo com bom senso.

.

VANTAGENS :

Evitando – se o treinamento na chuva, muitos buscam o trabalho em esteiras que geralmente são encontradas em ambientes fechados como academias. No entanto, deve-se ter em mente que correr nessas condições não proporciona a atuação de fatores naturais como a resistência do vento. Dessa forma, a troca de calor com o meio poderá estar dificultada principalmente se o ambiente onde se corre não apresenta um sistema de condicionamento de ar adequado ;
Deve-se também simular alguns trabalhos na chuva, pois em muitas provas de rua a chuva é uma realidade e se o corredor não está preparado tanto física como psicologicamente com as adversidades meteorológicas, sentirá as conseqüências.
Lembre-se que você não é feito de açúcar e, com boa vontade e menos preguiça, poderá realizar um treino perfeitamente normal e altamente produtivo.
Procure, na melhor das hipóteses, NÃO deixar de correr na chuva, mesmo que seja uma distância considerável ou não, pois para enfrentar a monotonia de correr na esteira, precisa-se de uma força de vontade incrível.

DESVANTAGENS :

O corredor, saíndo de estado gripal, deverá priorizar um trabalho indoor e de curta duração para não piorar sua condição de saúde ; da mesma forma, espaços fechados como academias onde o sistema de troca de ar é precário, favorece a proliferação dos vírus e bactérias aéreos, principalmente dos frequentadores que não estejam 100% curados
A probabilidade dos tênis se molharem e consequentemente se encharcarem durante a corrida, além de se tornar um tanto que desagradável, dificulta a mecânica pelo “excesso” de peso, bem como aumenta a possibilidade de ocasionar bolhas nos pés, principalmente pelo uso indevido de meias despropriadas para a corrida.
Situações de ventos fortes e alta incidência de raios são desaconselháveis pois podem oferecer grandes riscos à vida.

DICAS IMPORTANTES :

Um bom aquecimento se faz necessário preparando a musculatura para enfrentar a demanda do treinamento, e o resfriamento rápido do corpo proporcionado pela associação da chuva e do vento frio, principalmente em situações de inverno;
Estar completamente em dia com a questão alimentar, pois um organismo com deficiências nutricionais e energéticas pode estar suscetível a uma queda da capacidade imunológica, podendo ocasionar processos infecciosos como gripes e resfriados.
O uso de roupas especializadas, como “gore-tex”, evitam que se molhe o corpo e assim se mantém o calor corporal em casos de clima frio e com chuva.
A utilização de meias apropriadas que evitem o aparecimento de bolhas, bem como de produtos que aumentem a lubrificação da pele em locais de maior atrito corporal.
A colocação de grande quantidade de jornal nas partes internas dos tênis, logo em seguida à uma sessão de treinamento, facilitando a absorção d’água e facilitando uma secagem mais rápida.
Após o treino proposto, livrar-se das roupas molhadas, trocando por peças secas e que proporcionem aquecimento facilitado, de forma a agasalhar-se de imediato, pois comete-se frequentemente o erro de ficar exposto ao vento.
Enfim, analise bem a sua situação antes de treinar, prevalecendo sempre o bom senso e nada de desânimo. Bons treinos!!!

Márcia Ferreira
CREF : 012982-G/RJ

Fonte : Revista  O2

[facebook]

Gostou desse post? Então compartilhe com os seus amigos!
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on vk
VK
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Deixe o seu comentário
Posts Relacionados
Últimos Posts

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar