Assessoria-Esportiva-MTeam

notícias

Sua cartilha sobre lesões

Por Márcia Ferreira

.

Cerca de 70% das pessoas que correm já apresentaram algum tipo de contusão ligada a esse esporte. As lesões aparecem por causa de problemas com nível de condicionamento, erros no treinamento e fatores biomecânicos. Iniciantes, não aumentem o volume repentinamente, não treinem com calçados inadequados e atenção ao sobrepeso. Corredores experientes, não abusem da sobrecargas de treinos. Agora, conheça três lesões comuns entre corredores. E se sentir dor, consulte seu técnico e um médico. Não ignore nem tente tratar o incômodo sozinho.

  • Fascite plantar (inflamação da fáscia na planta do pé)

Sintoma: dor aguda na sola do pé. O pior momento é ao acordar, quando apoia o pé no chão. O problema é que conforme o corredor aquece, a dor some e retorna pior depois de parar.
Causas: correr em piso muito duro; uso de calçado sem suporte e absorção correta do impacto; excesso de sprints e subidas.
Prevenção: treinos em superfícies macias, como grama e terra; calçados com bom suporte e absorção de impacto.
Tratamentos: faça gelo e massageie a região; realize exercícios específicos para fortalecer o ligamento plantar. Fisioterapia com ultrassom também ajuda na recuperação.

  • Tendinite de Aquiles (inflamação do tendão que conecta a panturrilha ao pé)

Sintoma: dor persistente na parte posterior do calcanhar ou um pouco abaixo da panturrilha.
Causas: normalmente causada por excesso de treino, de ladeiras, ou de corridas em pisos duros com tênis muito baixos. Excesso de supinação e pernas arqueadas podem agravar o quadro.
Prevenção: aquecer bem e alongar o tendão de Aquiles antes e depois do treino; usar tênis com boa absorção de impacto; evitar calçados muito macios e salto alto; não correr em pisos muito inclinados e duros.
Tratamento: alongamento do tendão; gelo no local depois do treino; correr em áreas planas e macias; uso de meia elástica e anti-inflamatórios ajudam no tratamento. Fisioterapia em casos graves.

  • Tendinite de joelho (a inflamação mais comum em corredor)

Sintoma: se doer a parte anterior do joelho, até subindo e descendo escada, trata-se da tendinite patelar. A dor na lateral do joelho refere-se à síndrome da banda ílio tibial.
Causas: excesso de treino de alto impacto; musculatura fraca da coxa; pés chatos e pernas curvas; excesso de peso.
Prevenção: reduzir o impacto da passada com calçados bons, superfícies planas e macias, palmilhas, redução de peso; musculação e alongamento para pernas.
Tratamento: faça gelo várias vezes ao dia, principalmente após o treino; evite subir e descer escadas; alongamento; anti-inflamatórios para reduzir micro-traumas.

Márcia Ferreira é professora de educação física pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Ciência da Performance e Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho. Foi supervisora do treinamento de triathlon nos Jogos Panamericanos 2007 (RJ) e coordena a assessoria esportiva que leva o seu nome, com sede no Rio de Janeiro.

 

[facebook]

Gostou desse post? Então compartilhe com os seus amigos!
Facebook
WhatsApp
VK
Twitter
Telegram
Email
Deixe o seu comentário
Posts Relacionados
Últimos Posts

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

AGENDE A SUA AULA EXPERIMENTAL