Assessoria-Esportiva-MTeam

notícias

Próxima Maratona – Quando fazer?

.

Quanto tempo seria necessário para iniciar o próximo programa de treinamento e participar de uma nova Maratona ?

Esta é uma pergunta muito comum entre corredores e a resposta depende de vários fatores. Dentre estes, podemos citar a experiência do atleta no que tange aos anos de treinamento; tipo e intensidade de trabalho utilizado antes da maratona; gasto energético durante a prova; tempo de recuperação geral da última maratona; desgaste mental, entre outras.
Muitos estudiosos consideram ideais duas maratonas por ano com um espaço de seis meses. Esta regra pode e deve ser aplicada para iniciantes sem considerarmos o ritmo de prova e também corredores experientes que buscam competitividade e quebra de recordes pessoais. Estes últimos que completaram provas com intensidade de esforço de fraco a moderado são capazes de realizar uma maratona até mesmo antes dos seis meses mencionados.
O mais importante é o tempo de recuperação do organismo após uma maratona levando em consideração os fatores citados anteriormente. Treinar e  participar em uma nova prova, caso não haja uma recuperação suficiente, pode levar a uma série de lesões.Será que vale realmente a pena o risco ? Acredito, sinceramente, que devemos ter muito bom senso e avaliar todas as respostas fisiológicas e musculares do próprio corpo. A decisão final é sua !  Boa Sorte corredor !!!

Márcia Ferreira
(CREF 012982-G/RJ)

[facebook]

Gostou desse post? Então compartilhe com os seus amigos!
Facebook
WhatsApp
VK
Twitter
Telegram
Email
Deixe o seu comentário
Posts Relacionados
Últimos Posts

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

AGENDE A SUA AULA EXPERIMENTAL