Assessoria-Esportiva-MTeam

notícias

Próxima Maratona – Quando fazer?

.

Quanto tempo seria necessário para iniciar o próximo programa de treinamento e participar de uma nova Maratona ?

Esta é uma pergunta muito comum entre corredores e a resposta depende de vários fatores. Dentre estes, podemos citar a experiência do atleta no que tange aos anos de treinamento; tipo e intensidade de trabalho utilizado antes da maratona; gasto energético durante a prova; tempo de recuperação geral da última maratona; desgaste mental, entre outras.
Muitos estudiosos consideram ideais duas maratonas por ano com um espaço de seis meses. Esta regra pode e deve ser aplicada para iniciantes sem considerarmos o ritmo de prova e também corredores experientes que buscam competitividade e quebra de recordes pessoais. Estes últimos que completaram provas com intensidade de esforço de fraco a moderado são capazes de realizar uma maratona até mesmo antes dos seis meses mencionados.
O mais importante é o tempo de recuperação do organismo após uma maratona levando em consideração os fatores citados anteriormente. Treinar e  participar em uma nova prova, caso não haja uma recuperação suficiente, pode levar a uma série de lesões.Será que vale realmente a pena o risco ? Acredito, sinceramente, que devemos ter muito bom senso e avaliar todas as respostas fisiológicas e musculares do próprio corpo. A decisão final é sua !  Boa Sorte corredor !!!

Márcia Ferreira
(CREF 012982-G/RJ)

[facebook]

Gostou desse post? Então compartilhe com os seus amigos!
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on vk
VK
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Deixe o seu comentário
Posts Relacionados
Últimos Posts

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar