notícias

Brasileiros são destaque no Ironman Fortaleza.

Na estreia da prova no calendário mundial, o paranaense conquistou o topo do pódio masculino. No feminino, Ariane Monticeli ficou com o vice.

Fortaleza (CE), 09/11/14 – O Brasil brilhou no Ironman Brasil Fortaleza 2014, prova inaugural da etapa nordestina no calendário Ironman, realizada neste domingo na capital cearense, com largada e chegada no Marina Park Hotel. O paranaense Guilherme Manocchio venceu no masculino, concluindo os 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida com o tempo de 8h30min15seg. Já no feminino, a gaúcha radicada em São Paulo, Ariane Monticelli, garantiu a segunda colocação, com o tempo de 9h41min55seg, na prova vencida pela norte-americana Haley Chura, que fez o tempo de 9h09min20seg.

O evento distribuiu pontos para o ranking e prêmios em dinheiro para os mais bem colocados na Elite, masculina e feminina, além de 50 vagas para a Faixa Etária para o Mundial de Ironman 2015 em Kona, no Havaí.

Com o resultado deste domingo, o triathlon nacional foi o destaque das duas provas de Ironman realizadas no país. Em maio, no Ironman Brasil Florianópolis, o catarinense Igor Amorelli quebrou um jejum de 13 anos e garantiu o título para o país. E neste domingo Manocchio escreveu seu nome da história da competição ao vencer a edição de estreia.

A esperada dificuldade em virtude do calor e do vento de Fortaleza se confirmou neste domingo. Todos os competidores sentiram bastante e ressaltaram essas condições e o desafio de completar. Outro ponto marcante neste domingo foi a boa presença de público desde as primeiras horas da manhã, sempre incentivando os competidores, independentemente da nação. “Foi uma grande festa e Fortaleza abraçou o Ironman Brasil de forma calorosa”, destacou Carlos Galvão, diretor-geral do evento.

Na disputa do masculino, Manocchio procurou sempre estar próximo aos líderes. Quando o espanhol Eneko Llanos, um dos favoritos, assumiu a ponta no ciclismo, o brasileiro estava em seu encalço. Aos poucos, durante a corrida, Manocchio foi diminuindo a diferença de seis minutos para o líder, conseguindo ultrapassá-lo na última das três voltas do percurso de 42.2 km. A partir daí, ele precisou apenas manter o ritmo para conseguir sua primeira vitória em Ironman.

“Treino a vida toda para isso. É a realização de um sonho”, destacou o triatleta paranaense. “Foi uma das provas mais duras da minha carreira, mas toda a programação deu certo. Quando senti que ele estava diminuindo, fui para cima e conseguir vencer. É sem dúvida, o melhor resultado de minha carreira”, completou Manocchio.

O campeão ainda destacou o momento especial que a vitória aconteceu. “Minha mulher está grávida e isso me deu ainda mais motivação para conseguir um resultado positivo e homenagear minha esposa e o bebê. Não poderia ser melhor o presente”, completou.

O espanhol Eneko Llanos viu a vitória escapar nos últimos quilômetros e atribuiu ao cansaço. “Senti muito o calor. Tanto assim que tive de parar um pouco e isso facilitou para o Guilherme. Tentei buscar, mas não encontrei forças. Parabéns para ele”, declarou

O Brasil ainda garantiu mais três atletas entre os dez primeiros: Thiago Vinhal, com o terceiro lugar, 8h52min55seg; Frank Souza, em quinto, 8h58min08seg, e o cearense Antônio Marcos de Souza, em décimo, com 9h07min42seg.

Vice na garra

O título no feminino foi para os Estados Unidos, com Haley Chura. Mas o desempenho de Ariane Monticeli foi de uma verdadeira campeã. Depois de sofrer na natação, ela entregou a bicicleta em sexto lugar. Aos poucos, a brasileira foi superando as adversárias e, mesmo com o desgaste, conseguiu segurar a segunda colocação.

“Que prova foi essa? Sofri na natação, com o calor e os ventos. Uma das mais duras que já participei. Mas estou feliz com o segundo lugar e agradecida por todo o apoio que recebi do público ao longo do percurso. Lógico que queria vencer, mas a Haley estava num grande dia. Continuo perseguindo a vitória e sei que um dia chegará”, reconheceu a triatleta, que também foi a melhor brasileira em Florianópolis.

A vice-campeã falou da boa temporada. “Foi, realmente, um grande ano. Consegui resultados expressivos e sei que tenho muita coisa a aprender, assim como tempo para isso”, finalizou.

Haley Chura, por sua vez, destacou que, apesar das dificuldades, acabou se divertindo. “Foi uma prova diferente e com muito vento, especialmente no trecho de ciclismo. Mas me diverti. Tive apoio em todo o percurso e gostei muito. Quero voltar outras vezes”, afirmou a campeã.

 

Resultados Elite

Masculino

1 -Guilherme Valenza Manocchio (BRA) 8:30:15
2 – Eneko Llanos (ESP) 8:32:02
3 –  Thiago Vinhal (BRA) 8:52:55
4 –  Stefan Schmid (ALE) 8:58:08
5 – Frank Silvestrin Souza (BRA) 8:58:54
6 – Patrick Jaberg 8:59:57
7 – Ivan Risti (ITA) 9:01:26
8 – Balazs Csoke (HUN) 9:02:12
9 – Bryan Rhodes (NZL) 9:03:25
10 -Antonio Marcos De Souza (BRA) 9:07:43

Feminino

1 – Haley Chura (EUA) 9:09:21
2 – Ariane Monticeli (BRA) 9:41:56
3 – Jessie Donavan (EUA) 9:51:34
4 – Mette Moe Pettersen (NOR) 9:58:51
5 – Caroline Gregory (EUA) 10:06:48
6 – Mariana Borges De Andrade (BRA) 10:17:56
7 – Ana Lidia Borba (BRA) 10:44:30

Mais informações no site oficial: www.ironmanbrasil.com.br

Gostou desse post? Então compartilhe com os seus amigos!
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on vk
VK
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Deixe o seu comentário
Posts Relacionados
Últimos Posts

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar

TREINUS

Consulte agora a sua planilha de treino e feedbacks.
  • Pesquisar

  • Categorias

  • lugar