Você corre? Você pode mais!

No próximo dia 19 de outubro acontece no Recreio dos Bandeirantes mais uma etapa do Rio Triathlon. Disputada na categoria short (750m/20k/5k), a série vale pontos para o ranking do Campeonato Estadual de Triatlo (RJ).

 

 

Muitos ao ouvirem falar em triatlo, logo penam em Ironman, mas pode se começar co provas curtas, ou com apenas duas modalidades.

Você corre? Ótimo, mas você pode mais. Pode correr e nadar ou correr e pedalar numa mesma prova. Certamente, depois de ler isso você já se imagina fazendo triatlo. Por que não? Já ouviu falar nos circuitos fitness de aquatlon e duatlon da Federação de Triatlo do Estado do Rio de Janeiro (FTERJ)? A categoria foi criada para atrair novos atletas, aqueles que desejam experimentar uma modalidade além da corrida, sem que seja necessário, pelo menos de início, investir muito tempo de treinamento ou na compra de equipamentos. As provas destas categorias acontecem no mesmo dia das provas da elite, que apontam os campeões estaduais e contam pontos para o ranking nacional.

Na elite do aquatlon, os atletas fazem 2K de corrida, 750m de natação e mais 2K de corrida. Já duatlon, são 4,2K de corrida, 16,8K de ciclismo e mais 2,1K de corrida. No Circuito Fitness as distâncias são bem menores e com um mínimo de preparo de natação ou de ciclismo já é possível competir.

A treinadora Marcia Ferreira, que tem em sua equipe atletas desde o aquatlon até o Ironman lembra que há provas para todo perfil de atleta.

“O Circuito Fitness oferece ao atleta iniciante a possibilidade de vivenciar de forma lúdica e prazerosa as modalidades do triatlo. Possibilita estar em contato com pessoas mais bem condicionadas e experientes com o ritmo de prova.  Acredito muito neste intercâmbio de informações entre os atletas. Desta forma, em um futuro próximo, será muito mais fácil para o iniciante, dando sequência aos seus respectivos treinos, almejar a participação de forma segura e confiante em uma prova do estadual que possui distâncias e exigências maiores”.

Para o presidente da FTERJ, Júlio Alfaya, o atleta, ao frequentar o ambiente destas provas, percebe que o triathlon não é um esporte para super-homens. Há distâncias para todos os tipos de atleta.


“Muita gente, ao ouvir falar de triatlo, pensa logo em Ironman. No Rio, além do Circuito Fitness, temos as etapas do Estadual de Triatlo (Rio Triathlon), disputado na distância short (750m de natação, 20k de ciclismo e 5k de corrida) e que pode ser acessível a alguém com pouco tempo de treinamento adequado”, explica Júlio.

No site www.triathlon.org.br você encontra o calendário e as provas disponíveis.