MFTeam é uma assessoria esportiva com mais de 18 anos de experiencia em Triathlon

triathlon na veia – por André Nascimento

Triathlon na veia – com André Nascimento

 

“Comecei a treinar corrida sozinho, sem qualquer orientação. Não demorou muito e comecei a sentir dores na perna direita. A famosa canelite. Resolvi, então, comprar uma bike para variar os exercícios. Falei com um amigo que já pedalava e ele me indicou a Equipe Márcia Ferreira. Procurei-a e em outubro de 2012 me juntei à equipe, pedalando e correndo. A Márcia me falou do triathlon e aos poucos comecei a treinar natação, que é de longe a minha pior modalidade.

Não é fácil treinar ciclismo no Rio. Com a APCC do Aterro do Flamengo, porém, ficou bem melhor, pois é uma área em que podemos treinar tranquilamente. Fora isso, treinos longos de ciclismo só podem ser feitos no acostamento da estrada Rio-Teresopolis. Por fim, a parte de montanhas é mais fácil, com a Vista Chinesa, Cristo, Sumaré etc.

Treinar com uma assessoria é fundamental, por vários motivos. Só o profissional de educação física pode ensinar a metodologia adequada para cada modalidade; os bons profissionais de educação física sabem aumentar a carga de exercício físico respeitando os limites do corpo; com as assessorais é mais fácil treinar em grupo, o que é muito importante para a segurança e para o incentivo; e só as boas assessorias provêm uma estrutura que qualifica os treinos.

Eu treino duas modalidades todos os dias da semana, sempre pela manhã, salvo raras exceções. Mina próxima prova é o Challenge de Florianópolis, com as distâncias do meio ironman.

O esporte é essencial na minha vida. Melhorou minha autoestima e, logo, minha relação com as pessoas. Me propicia frequentar os lugares mais belos desta cidade (Cristo, Lagoa, Copacabana, Parque do Flamengo, etc.), assim como ajuda a aliviar o estresse com os problemas de trabalho. Me fez viajar mais para participar de competições pelo mundo afora.

Mas é preciso disciplina. Sem disciplina não existe triathlon”.